sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nicholas Sparks



Sabe esse homem aí da foto? Então, ele se chama Nicholas Sparks, se você gosta bastante de ler ou é mulher e tem entre uns 14 e 24 anos, deve ter visto ele nos créditos de alguns filmes onde voce tenha se emocionado bastante, sim, essa é a principal qualidade dele, fazer os outros se emocionarem, acaba sendo impossível, você pode ser o homem mais macho do mundo, mas ao ver um filme baseado em um livro de Nicholas Sparks, vai se emocionar e dependendo do momento, até chorar.

Esse escritor americano de 45 anos (wikipedia mode on) já escreveu 17 livros, desses 17, 7 já foram adaptados ao cinema com o oitavo vindo em breve. Eu pelo menos assisti 5 (Diário de Uma Paixão, Querido John, Um Amor Pra Recordar, Uma Carta de Amor e A Morte e Vida de Charlie) e falarei um pouco sobre eles.

Uma coisa em comum nesses filmes é que absolutamente todos não acabam se tratando apenas do amor, mas sim da aceitação, a aceitação de que a pessoa amada já morreu ou está prestes a morrer, mesmo que no filme todo só se fale da história de amor entre duas pessoas, a cena final que é sempre a mais emocionante acaba sendo sobre a redenção do personagem.

Vamos pegar Diário de Uma Paixão por exemplo, o filme se trata da história de um casal que se conheceu na juventude e que por interferência dos pais da moça eles acabam se separando, mas no final eles acabam se reencontrando e voltam a ficar juntos. No final vemos que o motivo dessa história ser contada é que essa moça, já bem velha, acaba tendo problemas de memória e o marido fica todo dia no hospital contando a história do romance dos dois, para ela se relembrar de tudo da vida dela e poderem viver juntos, nunca desistindo desse objetivo. A história acaba com os dois morrendo de mãos dadas numa cama de hospital, impossível não se emocionar.

Agora A Morte e Vida de Charlie, são dois irmãos que sempre foram muito unidos, faziam praticamente tudo juntos, até que em um acidente o mais novo acaba morrendo e o mais velho fica entre a vida e a morte mas é salvo pelo para-médico. Pouco antes desse acidente, o irmão mais velho havia prometido que durante todo dia e mesmo horário de sempre, ele iria treinar o arremesso de baseball do irmão e eles eram tão unidos, que mesmo morto, eles conseguiam se ver e falar um com o outro, isso durou uns 5 anos, até que o mais velho conhece uma mulher que ajuda ele a atender que é preciso aceitar a morte do irmão e que ele precisaria seguir adiante com a vida, cena que pra variar é emocionante.

Não vou falar sobre os outros, porque vai acabar sendo muito longo e ver é muito melhor do que assistir né, mas seguem praticamente a mesma estrutura.

Talvez o mais engraçado de tudo é a idealização que umas meninas colocam na cabeça desses personagens masculinos principais serem os homens mais perfeitos do mundo, não são poucas as comunidades do Orkut (sim, isso ainda existe) com títulos como "Eu quero um Noah pra mim" (Diário de Uma Paixão) ou "Eu quero um Landon" (Um Amor Pra Recordar).

Eu nunca acabei lendo nenhum livro sobre Nicholas Sparks, apenas vi um dos filmes, mas tenho curiosidade de algum dia ler, pra ver se a história realmente bate com o que acontece na "telona", se alguém puder emprestar pra mim, eu aceitaria de bom grado :)

Um comentário:

  1. Eu acho que seria interessante você avisar que tem spoilers, né ;) tem gente sem cultura que ainda não assistiu a alguns desses filmes hahaha

    ResponderExcluir